domingo, 23 de agosto de 2015

Sleepway Camp, Robert Hitzik (1983)


Sleepway Camp (conhecido aqui no Brasil como "Acampamento Sinistro") é um slasher/exploitation de 1983 escrito e dirigido por Robert Hitzik.
O filme conta a história de dois jovens, Angela (Felissa Rose - que está linda hoje, procurem fotos) e Rick (Jonathan Tiersten), que são enviados para um acampamento de verão chamado Camp Arawak por Martha Thomas (Desiree Gould), sua tia excêntrica e, desde o momento que eles chegam no lugar, acontecem diversos e misteriosos assassinatos.
O filme aborda questões mais interessantes e perturbadoras que os próprios assassinatos em si. Os dilemas da pré-puberdade, a pedofilia, os bullys, os traumas de formação decorrentes da trágica biografia da personagem Angela: a morte de seu pai, que era homossexual, e de seu irmão, em uma tragédia de lancha há 8 anos, próximo do Camp Arawak.
O filme ainda possui um dos mais chocantes "twist ending" de todos os tempos, colocando mais lenha na fogueira das polêmicas abordadas, o qual eu vou preservar vocês dessa informação. Só digo que é um filme que jamais poderia ser feito hoje sem levantar alguns protestos e furiosas acusações de ser um filme "alguma-coisa-fóbico". Só estou avisando, estejam preparados.

Em muitos aspectos esse filme é bastante semelhante ao Friday the 13 (Sean S. Cunningham 1980), quase uma cópia. Podemos notar elementos idênticos: o acampamento, os assassinatos em série e a figura misteriosa do assassino revelada apenas no final do filme.

A tensão criada na construção da personagem Angela é muito bem feita. Os personagens secundários no filme, apesar da péssima atuação dos atores, são ótimos e representam bem os arquétipos da juventude: o briguento, o nerd, a patricinha meio vadia que amadureceu rápido demais (feministas, guardem as tetas, é o filme não eu).

Os personagens do acampamento, especialmente os monitores, alguns execráveis, são todos dignos de suspeitas de cometer os assassinatos (com algumas exceções), transformando um slasher em uma intrigante história "detetivesca" estilo Agatha Christie (a rainha dos slashers antes mesmo dessa palavra existir), onde você se pega coletando pistas e fazendo deduções.

Lá pela metade do filme já dá para deduzir quem é o assassino com quase 90% de certeza e, quando você acha que o filme não pode mais te surpreender, eis que ele, nos minutos finais, te apresenta uma informação fulminante e uma das imagens mais chocantes (e ousadas) de todos os tempos no cinema do gênero, que faz você redefinir toda a história até chegar ao ponto culminante da revelação. Fantástico.

O famoso site de entretenimento e "generalidades" about.com listou Sleepway Camp de 1983 no quinto lugar dos mais surpreendentes "plot twist" do cinema de horror/suspense de todos os tempos, ficando atrás de Psycho (Alfred Hitchock 1960), Saw (James Wan 2004), Night of the Living Dead (George Romero 1968) e The Sixth Sense (M. Night Shyamalan 1999).

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário