domingo, 30 de agosto de 2015

Homenagem ao Wes Craven


É PIEGAS MAS VOU FAZER UMA HOMENAGEM.

Wes Craven​ morre depois de uma luta contra um câncer (MALDITA DOENÇA) no cérebro.

Não tenho dúvidas que ele foi o melhor diretor de Slasher de todos os tempos. Melhor que Sean S. Cunningham, melhor que John Carpenter...

Ele é um diretor que se reinventou FODAMENTE diversas vezes em sua carreira enquanto os outros se prendiam a um estilo ou a uma só franquia.

Ele não é apenas dono de uma grande franquia de horror.
Apesar de ter outros filmes bons ele é responsável por duas das maiores franquias do cinema de horror de todos os tempos. Nightmare on Elm Street (a segunda maior franquia de slasher dos anos 80, ficando atrás apenas de Friday the 13th) e Scream (que reina absoluto como slasher dos anos 90).

Ele reinventou o slasher em Nightmare on Elm Street e fez um dos filmes mais inventivos do gênero, colocando o surrealismo em evidência macabra.

Sem Nightmare on Elm Street nada de Hellraiser e similares.

Depois ficou um tempo sem dirigir nenhum filme da franquia. O efeito de Nightmare on Elm Street sem Wes Craven é curioso. Apesar de algumas boas sequências estava mais que evidente que Freddy Krueger tinha se transformado mais em um Rock Star do que um vilão de filme de horror.

Foi mais uma vez em 1994 que ele resolve fazer mais um filme de Nightmare on Elm Street E MOSTRAR QUEM MANDA NESSA PORRA.
Wes Craven New Nightmare é DE LONGE a melhor sequência da franquia. Wes Craven brinca com a autorreferência e consegue colocar novamente o personagem no campo do sombrio.
Não é atoa que é aclamado pela crítica até hoje.

Em 1996 ele consegue se reinventar novamente em Scream. Definitivamente um dos melhores slashers de todos os tempos.
Wes Craven foi o único que conseguiu dar um gás no gênero slasher em pleno anos 90, época que o slasher já estava fora de moda ha uns 10 anos.

Não sei o que ele planejava fazer se saísse desse delicado estado de saúde em que se encontrava. Não sei se em 2016 ele inventaria uma nova franquia de sucesso e ressuscitaria novamente o slasher, como, definitivamente, SÓ ELE sabia fazer.

Vamos torcer para que outros "Wes Cravens "venham e se multiplique como franquias.

Descanse em paz Wes Craven original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário