domingo, 20 de julho de 2014

The Return of the Living Dead


The Return of the Living Dead, ou em bom português "A Volta dos Mortos Vivos" é um filme norte-americano de humor negro e horror zumbi de 1985 dirigido por Dan O'Bannon.

O filme se baseia num romance homônimo de John Russo, co-autor do filme original, Night of the Living Dead, junto com George Romero.
A históia do livro é definida 10 anos após o ocorrido na trama original, onde a situação foi contida e a vida supostamente voltou ao normal até que, de repente, um horrível acidente com um ônibus escolar, os mortos misteriosamente voltam e começam a atacar os vivos novamente.



A história do filme é bem diferente. Um produto químico de origem militar chamado "245 Trioxina" acidentalmente vaza de um dos tanques que estavam sendo guardados em um depósito, perto de um cemitério. A fumaça tóxica deste misterioso agente químico acaba produzindo uma espécie de chuva ácida que acaba contaminando o solo do cemitério, revivendo os mortos. Os mortos-vivos saem das suas tumbas e buscam o cérebro de suas vítimas pois os cérebros apaziguam sua dor de alguma forma.

Sucesso de crítica e razoavelmente bem em bilheteria, suficiente para gerar quatro continuações.

Há vários elementos que podemos listar que faz deste filme um clássico e considerado cult.

Foi este filme que introduziu o popular conceito de "zumbis comedores de cérebros" e impactou a cultura pop intensamente.

É deliberadamente um Splatter, usa e abusa de representações gráficas de sangue e violência gráfica.


A maquiagem dos zumbis é muito boa, alguns zumbis ficaram conhecidos como "Tarman", um boneco feito pelo ator e talentoso marionetista Allan Trautman, conhecido por seu trabalho com os Muppets e outro impressionante zumbi cortado pela metade que aparece no meio do filme, um boneco animatrônico feito por Tony Gardner.

Veja o video abaixo:



Não apenas a violência, o filme também explorou de forma ousada a nudez. Uma das personagens que faz uma perfomace erótica em cima de um túmulo.





A trilha sonora do filme também é um show à parte, com notáveis participações de bandas de Death Rock, Psychobilly e Punk como 45 Grave, The Cramps, T.S.O.L., The Flesh Eaters, The Damned e SSQ.

Veja o filme abaixo


Nenhum comentário:

Postar um comentário